RESULTADO DE MUITA LEITURA
“Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que os professores sejam os elos entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.
Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler e escrever, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas , enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.” ( Jussara Barros- Equipe Brasil Escola)
Foi pensando desta forma que nós professoras do 2º ano entendemos a importância da leitura, nesta fase da criança, pois ela está pronta para escrever, mas precisa de diversas formas de incentivo para poder desenvolver seu potencial.
Neste sentido buscamos levar à sala de aula todo tipo de atividade que venha contribuir para a criança desenvolver a leitura e a escrita. Assim, foi oferecido aos alunos miniaturas de animais para eles descreverem e colocarem toda sua imaginação à tona.
Num segundo momento, os alunos puderam ler literaturas em grupos, apresentaram-se entre eles, ensaiaram o que falariam aos colegas, e assim sentiram-se seguros para apresentar-se ao grande grupo.
Também tiveram a oportunidade de escrever cartas aos colegas, pais, professores e avós, colocando todo seu afeto nesta atividade.
Os alunos também brincaram através de peças teatrais, buscando a representação dos textos lidos que também é uma excelente forma de incentivar a leitura, sendo que o aluno percebe que para simular precisa ter um texto, uma história em mente. Além disso, o teatro é uma forma prazerosa de se aprender, promove descontração e muita troca de conhecimento.
Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade aos alunos de expor suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas ideias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.
O importante é que a escola abra espaço para esse tipo de trabalho e que os professores incentive-os sempre, visando o aumento do vocabulário, a riqueza de ideias, e a facilidade de expressar-se.
Marisete Alves Dias
Professoras do 2º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário