sexta-feira, 6 de julho de 2012

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA AUXILIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZANDO ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Uma das habilidades metalingüísticas é a consciência fonológica, isto é, a consciência de que a fala pode ser segmentada e que os segmentos (palavras, sílabas, fonemas) podem ser manipulados. Essa habilidade é desenvolvida gradualmente conforme a criança experimenta situações lúdicas (cantigas de roda, jogos de rima, identificação de sons iniciais nas palavras) e é instruída formalmente em atividades grafofonêmicas.
Tendo conhecimento dessa ferramenta nós professoras do 2º Ano, após diagnóstico  feito sobre o desempenho dos alunos, decidimos adotar juntamente com o nosso método de alfabetização, o método da consciência fonológica para alcançar nossos objetivos.
Então resolvemos começar nosso trabalho usando sempre uma surpresa juntamente com a palavra estudada, usando assim o material concreto.
Iniciamos com a palavra bala, trazendo um texto, explorando as sílabas, estudando as famílias silábicas, e à partir delas criando novas palavras, e trouxemos a surpresa que foi a bala de banana.
Com as outras palavras estudadas usou-se o mesmo processo trazendo surpresas diferentes, pois observamos que nossos alunos se sentiam motivados em aprender a ler e escrever com as novidades que eram trazidas para a sala de aula em cada palavra estudada.
Dentre as novidades trazidas destacamos aquelas que geraram maior alegria e motivação, pois foram aquelas em que os alunos puderam levar para casa por um dia e manipular a vontade como, por exemplo, os brinquedos de pelúcia (material concreto) como, pica-pau, dado, sapo, cachorro, material escolar, ovo de dinossauro e a sacola de gibis
Uma forma muito interessante de se estudar através da consciência fonológica foi a de confeccionar o envelope das sílabas, onde todas as sílabas estudadas são colocadas no envelope e assim as crianças podem formar palavras novas a cada momento.
Através deste método e colocado em prática há dois meses, estamos conseguindo chegar ao objetivo principal que é o desenvolver nas crianças o domínio da leitura e da escrita, pois de 25 alunos apenas 4 possuem dificuldades para ler e escrever, mas estão em processo bem avançado, e com a continuidade desse método conseguiremos fazer com que eles também se desenvolvam em nível satisfatório.  
Não importa qual o método que você vai utilizar em sala de aula, seja ele um método mais antigo ou um método mais novo, o importante é que você com esse método alcance o objetivo principal que é a aprendizagem dos alunos, e junto a esse método coloque todo amor e comprometimento que nossa profissão exige. 

Denise Dala Lana Lazarotto e Marisete Alves Dias - Professoras do 2º Ano.


Uma das surpresas trazidas para a sala de aula foi o cahorrinho NINO, junto com um texto, o qual trabalhou-se a família silábica da palavra NINO e através do texto descobrimos novas palavras e produzimos novos textos.



Após questionar os alunos sobre o que era a supresa, através do diálogo na sala, a aluna que acertou e pode levar no primeiro dia para casa o cachorrinho NINO, foi a aluna Paloma. 






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